O nome e a voz de uma marca desempenham um papel crucial na génese de qualquer Identidade Corporativa. Assim, para o nome Da Horta, procurámos extrair a essência do negócio inerente: comida saudável de origem local. Realizámos uma análise ampla e minuciosa do mercado, explorando diferentes opções de nomes. Através de um processo criativo e colaborativo, encontramos a combinação perfeita de palavras que possibilitaram a formalização conceptual, corroborando a proposta mais adequada – Da Horta – Comida Saudável de Origem Local –, assente em pressupostos relacionais de proximidade com o público-alvo de maneira clara, objetiva e eficaz.
A criação e desenvolvimento da nova identidade corporativa da Da Horta, assenta num conceito estratégico, baseado em dois propósitos estruturantes como valores corporativos da sua personalidade e socialização, sendo:
- A comida saudável, assente numa alimentação equilibrada, com a utilização preferencial de produtos biológicos diversificados e inovadores, propondo desta forma uma experiência de elevado valor nutricional;
- A preferência na utilização de produtos de origem local, para a confeção dos artigos a serem comercializados, corroborando a materialização das relações de confiança inter e intra-pessoais, resultantes do exercício da própria atividade.
Com base nestes pressupostos, a nova identidade propõem de forma clara e objetiva uma morfologia holística, elencada numa linguagem de síntese, promovendo um significado inerente à oferta de soluções saudáveis, prazerosas e nutritivas, moderada por valores de forte personalidade e transparência.
No que respeita à combinação entre o símbolo e o elemento tipográfico, o logotipo remete para uma uniformidade identitária sólida, inserido num contexto de equilíbrio, estrutura e contemporaneidade.
Como critério de consolidação do conceito da marca e de defesa da sua personalidade representativa, foi escolhida uma paleta cromática com predominância entre as cores verde (natureza, frescura, crescimento, renovação, ecológico, sustentável, harmonia, ambiente, contemporaneidade, …) e a laranja (energia, vitalidade, entusiasmo, prosperidade, sucesso, determinação, alegria, positivismo, …).